Urgente: Moraes e a esposa acabam de ser pegos de surpresa com… Ver mais

Moraes e a esposa acabam de ser pegos de surpresa. Na última segunda-feira (11), um jornal britânico publicou uma reportagem destacando as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro, que defendeu maior pressão dos Estados Unidos sobre o Brasil em relação ao processo que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o parlamentar, Washington poderia adotar “novas sanções a magistrados que se recusarem a encerrar o julgamento por tentativa de golpe”, posicionamento que reacende o debate sobre ingerência estrangeira nos assuntos internos do país.
A publicação relata que Eduardo Bolsonaro estaria conduzindo uma articulação em Washington, atuando como um lobby para convencer autoridades americanas a adotarem medidas contra membros do Judiciário brasileiro.
Segundo o jornal, ele já manteve contatos com aliados de Donald Trump e chegou a prever, ainda no início do ano, que os Estados Unidos aplicariam sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso que apura a conduta do ex-presidente.
Moraes e a esposa acabam de ser pegos de surpresa
Em suma, o veículo internacional descreveu o atual cenário como a pior crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos em mais de dois séculos. Após a decisão de Trump de elevar em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros e o Departamento de Estado americano proibir a entrada de oito ministros do Supremo Tribunal Federal em território norte-americano. Essas medidas, segundo a análise, estariam relacionadas tanto ao julgamento de Bolsonaro. Quanto a disputas comerciais e ao embate sobre a regulação das redes sociais no Brasil.
Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou as pressões externas como “inaceitáveis”, o STF reafirmou que o processo seguirá normalmente. Bolsonaro acusado de tentar permanecer no poder com apoio militar após a derrota nas eleições de 2022. Trump, por sua vez, chamou o julgamento de “caça às bruxas” e exigiu sua suspensão. Moraes respondeu com maior rigor, determinando prisão domiciliar ao ex-presidente. E proibindo contato direto com Eduardo, sob suspeita de tentativa de influência internacional sobre a Justiça.
A reportagem ainda destacou que, dentro do Brasil, Moraes divide opiniões: apoiadores o consideram um defensor da democracia. Diante da desinformação, enquanto críticos afirmam que ele extrapola suas atribuições. Além disso, paralelamente, Eduardo Bolsonaro busca apoio no exterior e deve recebido por políticos de extrema direita europeus. No mês passado, um grupo de 16 eurodeputados enviou carta à União Europeia pedindo sanções contra ministros do STF. Já no Brasil, adversários acusam o deputado de agir contra os interesses nacionais, culpando sua atuação pelo risco de perdas econômicas.